Nova tentativa de golpe está usando o nome do Dr. Marcelo Rodrigues

Com falsas informações sobre valores a receber, golpistas estão se passando pelo Dr. Marcelo Rodrigues e abordando clientes para tentar extrair dados bancários

Lamentavelmente, nos últimos dias, o escritório Killian & Rodrigues novamente recebeu prints mostrando a ação de golpistas tentando aplicar golpes em nossos clientes através do WhatsApp. Dessa vez, fingindo ser o Dr. Marcelo Rodrigues, o golpe anuncia ganho processual em favor dos clientes, pedindo, em contrapartida, dados bancários para realizar o depósito e enviando um documento PDF junto à mensagem.

A intenção do golpe é extrair informações bancárias e também fornecer uma isca (através do falso documento em pdf), para que, além de obter os dados das vítimas, elas também façam o download de arquivo malicioso. Após o download, o celular das vítimas fica vulnerável e informações pessoais e senhas podem ser extraídas pelos golpistas.

O nome deste golpe é “phishing” e ele está sendo cada vez mais usado no Brasil para aplicar golpes. Através deste golpe, os cibercriminosos enviam documentos falsos como PDFs ou links maliciosos, para espalhar um “malware” no dispositivo das vítimas. Com essa espécie de vírus inserida nos celulares ou computadores das vítimas, eles conseguem obter senhas, informações e dados para aplicar golpes.

 

Golpe do Falso Advogado

No início do ano, já tínhamos alertado os clientes sobre a tentativa de golpe usando o nome da Dra. Cláudia Killian. Lamentavelmente, aqui em Sorocaba e em todo Brasil, inúmeros advogados estão tendo seus nomes e de seus escritórios usados nessas tentativas de golpes. Essa prática tem sido tão usada que ganhou o nome de “Golpe do Falso Advogado”.

Esse golpe usa informações processuais públicas, onde os golpistas obtém os nomes dos clientes e de seus advogados em ações que estão tramitando na Justiça. Sabendo o nome dos representantes jurídicos das vítimas, eles obtêm o contato dos clientes através do mercado criminoso de venda de informações e abordam eles, se passando pelos seus advogados. Como as vítimas realmente têm ações em curso, a maioria fica vulnerável a revelar dados, informações sensíveis ou de abrir links ou documentos usados na prática de phishing, acreditando se tratar realmente de seus advogados.

 

Conheça maneiras de se proteger

Nós, do escritório Killian & Rodrigues, só solicitamos as informações necessárias durante nosso atendimento, ou em caso de necessidade, pelos nossos canais oficiais. Qualquer tentativa de contato através de número desconhecido, bloqueie imediatamente, e nos comunique.

 

Confira nossos canais oficiais:

WhatsApp: (15) 99816-4281
Telefone: (15) 3232-2711
Email: [email protected]
Site: killianerodrigues.adv.br

 

Confira outras medidas que podem te ajudar a não sofrer golpes:

  1. Confirme a identidade de quem entra em contato:
    Antes de fornecer qualquer dado, certifique-se de que o contato realmente partiu do autor. Confira se o contato foi feito pelos canais oficias de telefone, WhatsApp e email. Caso usem o pretexto de que se trata de um novo número, contate outro canal oficial para checar a informação.

  2. Desconfie de urgências exageradas:
    Golpistas geralmente usam táticas de pressão, dizendo que algo deve ser resolvido “imediatamente”. Nosso escritório jamais solicitará pagamentos ou informações confidenciais de forma abrupta.

  3. Nunca abra links ou documentos se não tiver certeza da autenticidade:
    Se você receber mensagens no whatsapp ou e-mails com links com endereços estranhos ou arquivos desconhecidos, não clique. Também, jamais informe códigos recebidos por SMS. Entre em contato diretamente conosco para verificar a autenticidade da mensagem.

  4. Não realize pagamentos não planejados:
    Qualquer solicitação de pagamento ou transferência será comunicada formalmente, com antecedência e por meio dos canais oficiais do escritório.

  5. Use senhas seguras:
    Proteja seus dispositivos e e-mails com senhas robustas e evite compartilhar informações de login com terceiros. Muitas vezes, esses golpes são usados para tentar hackear seus aparelhos, portanto, ter senhas seguras e outras medidas de proteção, ajudam você a ter mais proteção.


O Que Fazer se Suspeitar de um Golpe?

  1. Entre em contato imediatamente conosco para relatar o ocorrido.

  2. Não forneça dados e informações, até que a situação seja devidamente investigada.

  3. Se já foi vítima, registre um boletim de ocorrência e guarde todos os registros do contato para futuras providências legais.

       

      O escritório Killian & Rodrigues presa pela segurança de todos os nossos clientes. Em qualquer situação estranha ou anormal, em nome da Dra. Cláudia Killian ou do Dr. Marcelo Rodrigues, faça contato conosco para checar a veracidade.

      DEIXE SEU COMENTÁRIO

      MAIS LIDAS